Surströmming é um prato tradicional da culinária da Suécia feito com arenque do Mar Báltico podre fermentado. Um estudo japonês recente classifica o surströmming como a comida mais fedida do mundo.
O peixe é vendido em latas cilíndricas que, com o passar do tempo, podem ganhar um formato mais arredondado devido a pressão causada pelos gases liberados pelo processo de fermentação contínua.Quando aberta, libera um forte e, às vezes, insuportável odor pútrido, que explica por que o prato é frenquentemente consumido ao ar livre.
A bactéria responsável pela fermentação dentro da lata produz dióxido de carbono e outros compostos que provocam o fétido odor. Entre eles, os mesmos encontrados em vinagres, manteiga rançosa e ovos podres.
Em abril de 2006, várias empresas aéreas baniram o peixe alegando que as latinhas pressurizadas eram potencialmente explosivas. Em seguida, o aeroporto internacional de Estocolmo também suspendeu as vendas.
Apesar disso, latas de surströmming podem ser encontradas em mercados por toda a Suécia e até mesmo um museu dedicado à iguaria foi inaugurado em 2005 na cidade de Skeppsmalen.
E no Brasil o pessoal do LaFenix também provaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário