quarta-feira, 14 de maio de 2014

Poltergeist na Vida Real?


Quem assistiu o filme Poltergeist de 1982 lembra que a família viveu todo aquele tormento por estar morando em uma casa que havia sido construída em um cemitério indígena.

Agora alguns podem talvez experimentar na pele a sensação de ter sua casa assombrada, porque na cidade de Larkspur (Califórnia, EUA) está sendo construído um condomínio de luxo sobre um antigo cemitério indígena! O empreendimento chama-se Rose Lane Larkspur é está orçado em U$ 55 milhões (R$ 122 milhões).

No terreno há um acervo de mais de 4.5000 anos composto por mais de 600 esqueletos humanos, ferramentas, e ossos de ursos. Arqueólogos foram liberados para estudar as escavações no terreno do tamanho de seis campos de futebol por cerca de 18 meses, sob um contrado de sigilo, mas em uma conferência de arqueologia em abril o caso vazou e gerou muita polêmica.

"Os construtores estão relutantes em dar publicidade a esse caso, sabe por quê? Sejamos honestos, por causa do "Poltergeist", disse o arqueólogo Dwight Simons, em referência ao filme.


A Federação Indígena de Graton Rancheria não reprova a construção do empreendimento em cima do cemitério de seus ancestrais:  "Como é que judeus e cristãos se sentiriam se quiséssemos desenterrar restos de esqueletos de seus cemitérios para estudá-los? Ninguém tem esse direito", disse Greg Sarris diretor da federação ao "Chronicle".

A comunidade de arqueólogos, no entanto, está indignadíssima com a perda da oportunidade de estudar o material pré-histórico.

"Em meus 40 anos de arqueologia, nunca ouvi dizer sobre uma área tão rica em material arqueológico como essa", disse o arqueólogo da Fundação de Parques e Reservas do Estado da Califórnia", E.Breck Parkman um arqueólogo ao "Chronicle".

Nenhum comentário:

Postar um comentário